Notícias

“Futuro da Itália depende de vocês”, diz primeiro-ministro italiano Matteo Renzi a senadores

O premier da Itália, Matteo Renzi, enviou uma carta para os senadores da base aliada dizendo que muito do futuro da nação depende da vontade deles, em referência à votação do projeto de reforma constitucional que acaba com o bicameralismo paritário no país.

"Há quem quer bloquear tudo e há quem deseja mudar, começando por nós mesmos. Fomos chamados a uma grande responsabilidade, não podemos desperdiçá-la", escreveu o primeiro-ministro. No último dia 21 de julho, o Senado começou a analisar uma proposta que reduz drasticamente os seus poderes.

A medida é uma das principais bandeiras de Renzi e tem causado polêmica porque transforma a Casa em uma espécie de "Câmara das Autonomias", sem membros eleitos diretamente pelo povo. Além disso, os novos "senadores" não receberiam salários e nem teriam direito a votar temas como a confiança ao governo e o orçamento, função que caberia apenas aos deputados. No entanto, eles continuariam tendo papel em algumas questões, como a discussão de reformas constitucionais.

Na cabeça do premier, o ideal seria aprovar a iniciativa no Senado até 8 de agosto, quando os parlamentares saem de férias, mas o grande número de emendas apresentadas (7.850) torna o processo bastante lento, e muitas delas vieram justamente de uma minoria de insatisfeitos do Partido Democrático (PD), sigla liderada por Renzi.

"Precisamos retirar essas emendas. Se eles quiserem uma semana a mais, nós daremos, mas se quiserem obstruir tudo, diremos 'não", afirmou o primeiro-ministro para alguns aliados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios