Notícias

Itália promove candidatura de culinária a patrimônio Unesco

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, participou de um almoço em apoio à candidatura da culinária italiana a Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

O governo e a Associação dos Municípios Italianos (ANCI) fizeram a promoção com uma iniciativa nacional e internacional, na qual vários municípios, de norte a sul da Itália, e embaixadas em todo o mundo organizaram o evento “Almoço de Domingo – Italianos à mesa”, um momento de encontro e de convívio entre cidadãos em torno de pratos tradicionais do país.

A culinária italiana é uma das coisas mais extraordinárias que temos, que diz muito sobre nossa cultura, nossa identidade, nossa tradição, mas também nossa força. Por isso, também organizamos mesas tradicionais para falar sobre “tradições”, afirmou Meloni ao vivo no programa “Domenica In”, da Rai 1.

A premiê italiana participou de uma refeição ao ar livre no Templo de Vênus, em frente ao Coliseu, juntamente com outros convidados, como os ministros da Agricultura, Francesco Lollobrigida, da Cultura, Alessandro Giuli, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e o governador da região do Lazio, Francesco Rocca.

“Eu costumava passar o almoço de domingo com os meus avós, para mim o almoço de domingo também está ligado ao ‘pastarelle’, incluindo o diplomata”, declarou ela.

Segundo Meloni, a “culinária italiana vale cerca de 250 bilhões de euros em todo o mundo” e seu governo quer “torná-la reconhecida”.

Para o ministro da Cultura, “da alta cozinha à cozinha popular, a Itália, devido às suas caraterísticas geográficas variadas e estratificações históricas multiformes, é embelezada por uma extraordinária pluralidade de ingredientes, pratos, ocasiões e rituais ligados à alimentação”.

“A história da alimentação é a história da civilização e da cultura. A cozinha italiana reflete a sociedade, a história e a nossa relação com o território: para além de ser uma peculiaridade totalmente italiana, cuja primazia é reconhecida há muito tempo em todo o mundo”, comentou Giuli.

Atualmente, a Itália tem 61 sítios considerados patrimônios mundiais e 19 imateriais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios