Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Itália reduz maioridade eleitoral para votar para senador
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Itália reduz maioridade eleitoral para votar para senador
Notícias

Itália reduz maioridade eleitoral para votar para senador

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O Parlamento da Itália aprovou de forma definitiva, um projeto de emenda constitucional que reduz de 25 para 18 anos a idade mínima para votar para senador.

A medida beneficia um público de 4 milhões de pessoas entre 18 e 24 anos, que atualmente podem votar apenas para deputado nas eleições legislativas – como a Itália é parlamentarista, a composição da Câmara e do Senado é determinante para a formação de governos.

https://www.provincia.biella.it/

Já aprovado pela Câmara dos Deputados em junho passado, o texto recebeu o aval do Senado, com um placar de 178 votos a favor, 15 contrários e 30 abstenções.

A mudança entrará em vigor a partir das próximas eleições legislativas, previstas para o primeiro semestre de 2023, porém ainda existe a possibilidade de se convocar um referendo sobre a redução da maioridade eleitoral.

Como o texto não obteve maioria qualificada de dois terços na Câmara, grupos contrários à reforma terão até três meses após sua publicação no Diário Oficial para pedir uma consulta popular. Para isso, é necessário o apoio de um quinto dos deputados ou dos senadores, de cinco assembleias legislativas regionais (de um total de 20) ou de ao menos 500 mil eleitores.

No cenário atual, jovens com menos de 25 anos têm sua capacidade de influenciar os destinos da política nacional reduzida pela metade, já que só podem votar para deputado. Além disso, esse regime contribui para criar composições diferentes na Câmara e no Senado, o que dificulta a negociação de alianças para formar governos.

Por meio de uma nota, os senadores do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) afirmaram que a reforma “cura um anacronismo negativo” e envolve “4 milhões de jovens no processo democrático”.

“Nossos jovens são os principais destinatários das políticas públicas que olham para o futuro, são eles que recebem os benefícios ou os danos das escolhas da política, então é justo que eles tenham o direito, mas também a responsabilidade, de escolher os senadores”, acrescenta o comunicado.

Um dos poucos partidos contrários à reforma é o conservador Força Itália (FI), presidido por Silvio Berlusconi. “O Força Itália não vai se associar ao coro quase unânime em favor dessa reforma.

https://www.provincia.biella.it/

Temos grande respeito pelos jovens, mas também pela seriedade, e os jovens não nos pedem para votar para o Senado, pedem seriedade e mais oportunidades”, disse o senador Lucio Malan, que se absteve na votação.

Você pode se interessar também por ...

Falha em Inteligência italiana abre debate sobre terrorismo
Justiça do Rio de Janeiro nega redução de pena ao ex-banqueiro ítalo-brasileiro Salvatore Cacciola
Presidente italiano Giorgio Napolitano realiza homenagem ao Papa Bento XVI
Papa Bento XVI recebe o príncipe Alberto de Mônaco e sua esposa, princesa Charlene
Morador de Lecco ganha 5 mihões del euros na loteria italiana
TAGGED:Itália reduz maioridade eleitoral para votar para senador
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?