Notícias

Itália se soma à denúncia sobre programa nuclear do Irã

A Itália se uniu às denúncias realizadas por Estados Unidos, França e Reino Unido sobre o programa nuclear iraniano e se mostrou contrária a que Teerã "desenvolva um plano militar nuclear", informou hoje o Executivo italiano através de um comunicado.

O Governo italiano, segundo a nota, pede que o Irã "esclareça seu programa nuclear como exigiu a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) e o Conselho de Segurança das Nações Unidas".

 

Hoje se conheceu que o Irã revelou em carta dirigida à AIEA a existência no país de uma até agora desconhecida segunda unidade de enriquecimento de urânio.

EUA, França e Reino Unido consideram esta planta "um desafio direto" à comunidade internacional, e exigiram hoje de modo taxativo inspeções internacionais exaustivas.

Além de se juntar às críticas, a Itália espera que na reunião do dia 1º de outubro em Genebra (Suíça), na qual representantes iranianos devem se reunir EUA, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha para abordar seu programa nuclear, "Teerã demonstre sua disponibilidade para negociar" sobre tal questão, conclui o documento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios