Notícias

Itália sinaliza apoio a quebra de patentes de vacinas anti-Covid

A Itália sinalizou um apoio à proposta de suspender temporariamente as patentes de vacinas contra o novo coronavírus, medida agora defendida pelos Estados Unidos.

O premiê italiano, Mario Draghi, que concede raras entrevistas, ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas dois de seus principais ministros indicaram ser a favor da quebra das patentes.

“A reviravolta de Biden sobre o livre acesso a patentes de vacinas é um importante passo à frente. A Europa também deve fazer sua parte. Essa pandemia nos ensinou que só podemos vencer juntos”, disse o ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, de centro-esquerda, no Facebook.

Já o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), afirmou que o anúncio do governo de Joe Biden é um “sinal muito importante”. “A Itália está presente, a Europa não pode perder essa ocasião e deve demonstrar que é unida e corajosa”, escreveu o chanceler, também no Facebook.

“Precisamos de livre acesso a vacinas anti-Covid. É uma corrida contra o tempo, e necessitamos da colaboração de todos para evitar que sejamos esmagados por variantes do vírus. Todos os Estados devem ter a mesma oportunidade, então é fundamental liberar a produção [de vacinas]”, reforçou Di Maio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios