Notícias

Itália tem mais restaurantes que média europeia

Dos restaurantes à agricultura, dos bares às sorveterias e dos "wine bars" às confeitarias: a Itália tem mais empresas relacionadas ao setor de alimentação do que vários países da Europa.

"Hoje existe um excesso de oferta no setor de administração da comida: a Itália tem uma densidade empresarial – segundo uma pesquisa feita pela Fipe [associação do ramo de gastronomia, turismo e entretenimento] com dados do Eurostat [Gabinete de Estatísticas da União Europeia] – que supera em 40% a média europeia", afirmou o presidente da Fipe, Lino Stoppani.

Em todo o país, são mais de 257 mil as empresas no ramo, segundo pesquisa feita pela Fipe com base nos dados do senso de 2011 do Instituto Italiano de Estatísticas (Istat)  Deste total, são cerca de 130 mil bares, sorveterias e confeitarias, mais de 125 mil restaurantes, cerca de 1,5 mil firmas de bufês coletivos (para escolas, alguns restaurantes, prisões e hospitais) e mais de 750 mil funcionários.

"Nos últimos cinco anos, fecharam as portas cerca de 50 mil empresas do setor", disse Stoppani, ressaltando que existe "muita improvisação em um trabalho que, ao contrário, exige requisitos de ética e capacidade empresarial".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios