Notícias

Itália tem ponto de poluição a cada 62 km de litoral

A poluição nos mares da Itália é alarmante. Segundo o documento "Goletta Verde 2015", apresentado há poucos dias pela associação ambientalista italiana Legambiente, existe um ponto contaminado a cada 62 quilômetros de litoral no país.

Com base em análises efetuadas em laboratórios móveis da entidade, 45% das 266 amostras de água examinadas continham níveis de bactérias superiores aos limites permitidos. De acordo com o responsável científico da Legambiente, Giorgio Zampetti, as principais causas da poluição são as "descargas de águas não tratadas de rios, fossos e canais diretamente no mar". "É uma consequência da falta de tratamento de esgoto adequado", afirmou.

Os dados da "Goletta Verde 2015" revelam que a Sardenha teve o melhor desempenho entre as regiões italianas, enquanto a Sicília teve um dos piores, com 14 pontos contaminados ou fortemente contaminados de 26 monitorados. Já as regiões do norte do mar Adriático, como Vêneto e Friuli-Veneza Giulia, também receberam poucas críticas, diferentemente das costas de Marcas e Abruzzos, bastante penalizadas.

Analisando as informações recolhidas, a metade dos 120 pontos poluídos está em praias, quase sempre públicas e usadas para banho. A associação ainda advertiu que 49% das localidades estão com pouca ou nenhuma vigilância por parte das autoridades competentes e do controle sanitário, ainda que 38% delas estejam classificadas como aptas para o banho no "Portal das Águas" do Ministério da Saúde.

Em relação à ilegalidade, em 2014, as infrações encontradas pela polícia e pela Capitania dos Portos envolvendo a contaminação do mar e da costa foram de 14.542, cerca de 40 por dia e de duas para cada quilômetro de litoral. Esse número representa um leve crescimento na comparação com 2013, quando os delitos computados foram 14.504. Mais de 18 mil pessoas foram denunciadas ou presas devido à contaminação dos mares, e 4.777 apreensões foram feitas pelas autoridades responsáveis.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios