Variedades

Itália terá museu apenas com obras de mulheres

A Itália anunciou a criação do primeiro núcleo “Mida”, um museu internacional dedicado apenas às mulheres artistas, em Ceresole d’Alba, na região do Piemonte, que será inaugurado no próximo dia 21 de abril.

Com direção do curador de renome internacional Vicenzo Sanfo, o espaço, localizado dentro da Igreja da Madonna dei Prati, na província de Cuneo, tem como objetivo trazer à tona a criatividade feminina, que nem sempre é avaliada na devida dimensão.

O Mida acolherá uma seleção de obras de algumas das mais interessantes artistas femininas italianas e estrangeiras, que vão de Berthe Morisot a Susanne Valadon, de Sonia Delaunay a Marina Abramovic, passando por Jenny Holzer, Carmen Gloria Morales, Beverly Pepper, Rabarama, e pelas chinesas Zhang Hongmei e Xiao Lu, e a indiana Washigha Rason Singh.

A exposição contará com pinturas, desenhos, esculturas, cerâmicas, instalações, vídeos, fotografias, gravuras e obras gráficas que contarão a complexidade do mundo criativo feminino.

O museu também irá instalar esculturas em locais especialmente selecionados, no centro da cidade, prevendo a inclusão anual de alguns azulejos e elementos indicativos de nomes e histórias de artistas femininas não expostas no Mida, mas cujas biografias merecem ser conhecidas através de um QR code especial.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios