Notícias

POLÍTICA: Parlamentares italianos criticam proposta argentina

Três parlamentares italianos, de situação e oposição, criticaram ontem a troca da dívida proposta pela Argentina e pediram a intervenção do governo do país, para proteger os pequenos investidores, que possuem títulos da nação sul-americana.

"Os poupadores italianos estão demonstrando coragem. A oferta da troca do governo argentino está fracassando, prova disso é a solicitação de uma prorrogação de 15 dias" do swap, disseram os parlamentares Sandro Gozi [do opositor Partido Democrata], Renzo Lusseti [União da Democracia Cristã e de Centro] e Benedetto Della Vedova [do governista Povo da Liberdade].

"Em um momento de profunda crise econômica, enquanto se pede sacrifícios a contribuintes e cidadãos, a Itália não pode deixar nas mãos de um governo fraudulento mais de US$ 4,5 bilhões", continuam os legisladores em uma nota.

Gozi, Lusseti e Della Vedova pedem ainda que o ministro da Economia, Giulio Tremonti, "se empenhe para iniciar uma nova negociação com Buenos Aires, antes de pedir aos credores italianos que sofram as consequências dessa proposta desfavorável".

"A Argentina tem recursos. E também, por uma razão de política e credibilidade internacional, a Itália não deve aceitar a falta de respeito de seus compromissos por parte de um governo bancarroteiro", completam os políticos.

A reabertura da troca da dívida para os credores que rejeitaram a proposta de 2005 foi formalizada em abril passado. Iniciado em 3 de maio o prazo terminaria em 7 de junho, mas foi prorrogado por mais 15 dias. Com isso, o país pretende trocar cerca de US$ 20 bilhões em títulos que permanecem em default desde 2001. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios