Notícias

Itália usará aviões para lançar pacotes de comida em Gaza

O governo da Itália anunciou que usará aviões para lançar pacotes com comida na Faixa de Gaza, estratégia já adotada por países do Oriente Médio e outras nações europeias.

“Autorizei uma missão que envolverá ativos do Exército e da Aeronáutica MIlitar para o transporte e o lançamento por aviões de bens de primeira necessidade destinados aos civis de Gaza, duramente atingidos pelo prolongamento do conflito”, disse o ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto.

A operação está prevista para começar em 9 de agosto, prazo necessário para permitir ao Ministério das Relações Exteriores que conclua o abastecimento de suprimentos alimentares e o transporte para a Jordânia.

“Essa nova iniciativa se insere em um compromisso mais amplo da Defesa italiana com o apoio à população civil de Gaza”, acrescentou Crosetto, citando o envio de ajuda por via marítima e a evacuação de crianças palestinas doentes ou gravemente feridas. “Não podemos ficar indiferentes diante do sofrimento de civis inocentes”, afirmou.

Autorizado por Israel, o lançamento de ajuda humanitária por meio de aviões é criticado por organizações internacionais devido ao alto custo financeiro dessas operações e ao risco de que esses pacotes não cheguem a quem mais precisa ou provoquem tumultos na população necessitada.

Para organizações humanitárias, é preciso pressionar Israel a permitir comboios terrestres.

Segundo a ONU, mais de 1,3 mil palestinos foram assassinados nos arredores de pontos de distribuição de comida no enclave desde o fim de maio, quando a ajuda passou a ser coordenada pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), entidade apoiada pelos governos israelense e dos Estados Unidos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios