Notícias

Itália vai aplicar 3ª dose de vacina anti-Covid nos mais frágeis

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, anunciou que o país europeu vai aplicar a terceira dose das vacinas anti-Covid na população “mais frágil”.

“Será dada a terceira dose para imunossuprimidos, para transplantados e provavelmente para maiores de 80 anos”, afirmou Speranza ao Metropolis, podcast do jornal italiano “La Repubblica”.

“Há uma discussão dentro do Comitê Técnico-Científico (CTS) e mesmo que ainda não haja indicação determinada a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Italiana de Medicamentos (Aifa), acredito que vai ser feito”, completou.

Até o momento, porém, o governo italiano não especificou quando será iniciada a aplicação da dose de reforço.

Para Speranza, “as vacinas são uma arma fundamental”, porque “todos os dados vindos do mundo atestam que funcionam e permitem a reabertura”.

“Acho que temos que fazer todo o possível para aumentar as porcentagens. Na Itália eles são altos, mas podemos fazer mais.

Somos 72% das primeiras doses na população vacinável e 67% das segundas doses ou em qualquer caso de ciclo completo”, explicou ele, acrescentando que a meta também é vacinar os países pobres e evitar novas variantes.

Na entrevista, Speranza também falou sobre a vacinação obrigatória, tema que tem sido bastante discutido nos últimos dias na Itália.

De acordo com ele, “é uma avaliação que o governo ainda fará”.

“Acho que agora devemos continuar a pressionar, a vacinar o máximo possível. Estamos usando bem o passe verde, está se mostrando útil, então avaliaremos com base em onde chegará”, concluiu.

Mais cedo, o comissário extraordinário para a pandemia, Francesco Figliuolo, disse que a meta declarada em março de vacinar 80% da população com mais de 12 anos estará totalmente cumprida até 30 de setembro”.

O número de administrações desde o início da campanha atingiu 75.622.961, elevando o percentual da população com mais de 12 anos protegida dos efeitos da Covid para mais de 67,6%, igual a 36,5 milhões de vacinados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios