Notícias

Italiano assume setor de indústrias na Comissão Européia

O representante italiano na Comissão Europeia, Antonio Tajani, será o novo comissário europeu para a Indústria e o Turismo. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso.

Em uma coletiva de imprensa, Barroso comunicou quais serão os cargos assumidos por cada um dos demais 26 representantes dos países (com exceção dele mesmo) — que foram indicados ou reconfirmados para o órgão executivo da UE nas últimas semanas.

Antonio Tajani foi um dos últimos a serem nomeados, o que ocorreu na última terça-feira. Com a designação, o italiano continua na função de comissário europeu, que já é exercida por ele desde abril de 2008.

Quando a reconfirmação foi anunciada houve rumores de que Barroso manteria o representante italiano no cargo que ele ocupava até o momento, o de comissário de transportes. O setor, porém, caberá à sueca Cecília Mallstrom.

 

Tajani assumirá a área industrial no lugar do alemão Günther Verheugen, que será comissário de energia. O italiano também manterá o cargo de vice-presidente do órgão.

O anúncio de Barroso foi bem recebido pelas autoridades da Itália. O ministro do Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola, afirmou que a designação de Tajani para a comissão da Indústria é um cumprimento ao próprio representante e ao premier do país, Silvio Berlusconi.

"É um reconhecimento significativo pela capacidade e competência de Tajani, mas também pelo compromisso que o governo Berlusconi assumiu para afrontar a crise econômica global, em particular com medidas de apoio à indústria", completou Scajola.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios