Notícias

Italianos desperdiçam muita água, de acordo com estudo da Universidade de Bologna

A Itália desperdiça todos os anos a mesma quantidade de água do lago d'Iseo, na Lombardia, e o faz principalmente jogando fora alimentos, afirmou Andrea Segré, que preside a Faculdade de Agronomia da Universidade de Bologna, em discurso na Semana Mundial da Água em Estocolmo.

Segré, que também é presidente do Last minute market(desmembramento da Universidade), promotor da campanha "Um ano contra o desperdício", em parceria com Federutility (tanto para a água, como para a energia), ao lembrar a resolução votada em janeiro em Estrasburgo que compromete a União Europeia a declarar 2014 como o ano contra o desperdício e a cortá-lo pela metade até 2015, disse que "a primeira ação a tomar é entender o quanto e como de água você pode economizar, por exemplo, por meio de indicadores, tais como 'pegada de água'".

"Quando você joga fora comida, também está jogando fora a água da cadeia produtiva" e, de acordo com o especialista, se deve então falar de "dieta sustentável, reduzindo a alimentação de origem animal; de redução dos consumos; de produções locais", uma vez que o recurso hídrico é "limitado e, principalmente, localizado".

Teve início o apelo no National Geographic para convidar os consumidores e os políticos responsáveis a se conscientizarem do momento difícil.

Finalmente, em 29 de setembro em Trieste será lançada a Carta para administradores desperdício zero, graças à qual os prefeitos poderão antecipar as ações citadas na resolução da UE.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios