Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Italianos recordam um ano da morte de Eluana Englaro
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Italianos recordam um ano da morte de Eluana Englaro
Notícias

Italianos recordam um ano da morte de Eluana Englaro

Fabio Botto
Compartilhar
Eluana Englaro
Compartilhar

Eluana EnglaroPersonalidades da política e da Igreja católica da Itália recordaram um ano da morte de Eluana Englaro, que permaneceu 17 anos em estado vegetativo e faleceu após a suspensão de sua alimentação e hidratação, o que gerou uma polêmica no país sobre a eutanásia.

"Gostaria de recordá-la e compartilhar a tristeza e a dor por não ter podido evitar a sua morte", disse o premier italiano, Silvio Berlusconi, em uma mensagem às freiras que trabalham na clínica Beato Luigi Talamoni, onde Eluana permaneceu 14 anos internada.

https://www.provincia.biella.it/

Eluana Englaro, que faleceu aos 38 anos de idade, passou a viver em estado vegetativo após ter sofrido um acidente de carro em 1992. Os aparelhos que garantiam sua sobrevivência foram desligados depois que sua família obteve autorização judicial. 

"Peço ainda que orem pela Itália para que o país encontre a paz e a serenidade na vida pública e na privativa", completou o premier. 

Em nota destinada à família Englaro, parlamentares do partido Itália dos Valores (IDV) enviaram "seu pesar e proximidade ao pai daquela garota, por sua dor de longos anos, pela qual o mundo político continua a não ter respeito". 

Por sua vez, o presidente da Pontifícia Academia pela Vida, Rino Fisichella, lamentou o caso de Eluana, "uma página muito triste da nossa história", que "dilacerou o nosso tecido social, sobretudo porque a população não foi informada corretamente". 

"É evidente que se a informação não é coerente com os conhecimentos disponíveis, a opção será diversa" da realidade, apontou Fisichella. 

No mesmo sentido, em um editorial, o jornal Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana (CEI), recordou essa "dolorosa morte", considerando ainda que "não é natural e é terrível" a ideia de "negar, de qualquer forma, a vida a qualquer pessoa ou deixá-la sozinha na fragilidade, em condições de extrema dependência, na dificuldade". 

https://www.provincia.biella.it/

Já o pai de Eluana, Beppino, afirmou que hoje sua filha, "como há um ano, como diziam há um ano: é um símbolo da liberdade individual". "O melhor modo para tutelar a vida em todas as situações é confiar a decisão a quem a vive", considerou. 

O caso da italiana desencadeou um amplo debate político no país. Na época, Berlusconi interviu pessoalmente para tentar impedir a morte da mulher. O papa Bento XVI, por sua parte, condenou a eutanásia, considerando-a "uma falsa solução para o sofrimento" e "um ato indigno do homem". (ANSA)

Você pode se interessar também por ...

Secretário de Estado Vaticano será testemunha no “Vatileaks 2”
LUTO: Morre aos 80 anos, o ator italiano Franco Citti, pupilo de Pier Paolo Pasolini
Explosão em fábrica de fogos mata ao menos cinco pessoas, na cidade italiana de Arpino, no Lazio
Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e Silvio Berlusconi se reúnem após impasse judiciário
Tiktoker Khaby Lame vira jurado em programa de TV na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Governo italiano anuncia medidas preventivas devido ao surto de Ebola na África

Fabio Botto
Fabio Botto
19 de maio de 2026
Ministério Públio de Roma investiga tragédia com italianos nas Maldivas como homicídio culposo
Queda do Império Romano trouxe diversidade genética à Europa, diz estudo
Setor de transportes na Itália faz greve em apoio à Flotilha de Gaza
Corpos de dois mergulhadores italianos mortos nas Maldivas são recuperados
Vaticano diz trabalhar com União Europeia para promover paz e dignidade humana
Itália busca acordos para enfrentar “desafios comuns” no G7 em Paris
Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes
Nova flotilha com italianos é interceptada por Israel
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?