Notícias

Cai a popularidade do primeiro-ministro italiano Mario Monti

A confiança dos italianos no primeiro-ministro Mario Monti ainda é alta – em torno de 58%, mas sofreu uma queda de 4 pontos em relação ao período que antecedeu o anúncio do drástico plano de ajuste, que prevê um corte de € 30 bilhões, de acordo com uma pesquisa feita por IPR Marketing para o jornal La Repubblica.

Além disso, no geral, a confiança no governo é alta: 54%. Monti compartilha com a ministra do Trabalho, Elsa Fornero, a classificação de ministros com 58%.

O instituto IPR perguntou aos entrevistados da amostra quem era o responsável pelos novos impostos e, no geral, as respostas apontaram o ex-premier Silvio Berlusconi e seu governo como os grandes culpados (37%); a situação internacional (30%); e por último Monti e o seu Executivo (26%).

Em 1º de dezembro, o chefe de governo alcançou o pico da popularidade, 62%, antes de o seu gabinete aprovar o plano contra a crise, denominado por ele mesmo "salvar a Itália", o que o levou aos 58%, comenta a pesquisa realizada em 12 de dezembro sobre uma amostra representativa por idade, sexo, status social e filiação política de mil pessoas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios