Notícias

TERREMOTO: Itália disponibliza equipe de defesa civil para ir ao Chile

O chefe da Defesa Civil italiana, Guido Bertolaso, assegurou que uma equipe de socorro já está pronta para ir ao Chile ajudar nos trabalhos de busca de desaparecidos do terremoto de 8,8 graus que atingiu o país sul-americano no último sábado.

"Demos logo a nossa disponibilidade de intervir. Esperamos somente a luz verde das autoridades chilenas", ressaltou Bertolaso em entrevista à TV italiana.

O chefe da Defesa Civil informou que equipes de bombeiros com cães treinados para operações de busca dos desaparecidos estão preparadas. "Estamos prontos para partir [para o Chile], mas sabendo onde e o que faremos", disse. 

O chanceler italiano, Franco Frattini, informou que seu país enviaria ajudas ao Chile assim que fosse solicitado. "A Unidade de Crise da Farnesina [sede da Chancelaria] está pronta para enviar um mecanismo de socorro quando o Estado chileno pedir", explicou Frattini. 

O Chile pediu oficialmente ajuda internacional para o socorro das vítimas do tremor que, segundo dados oficiais, matou mais de 700 pessoas. A solicitação foi feita especificamente à ONU e à União Europeia. 

A Defesa Civil italiana tem se destacado por seu trabalho de ajuda a populações afetadas por esse tipo de catástrofe. No ano passado, equipes de socorro da instituição prestaram auxílio às vítimas de um terremoto de 5,8 graus que devastou a cidade de L'Aquila em abril. 

Neste ano, equipes da Defesa Civil foram enviadas ao Haiti, que teve sua capital, Porto Príncipe, devastada por um abalo sísmico de 7 graus na escala Richter, matando mais de 200 mil pessoas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios