Notícias

Primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, comemora alta no índice de confiança da economia da Itália

Na primeira visita de um chefe de Governo da Itália a Cuba, o primeiro-ministro Matteo Renzi afirmou que a economia de seu país está em retomada e que os empreendedores deveriam investir na ilha caribenha. "A Itália está dando muita atenção a Cuba em um momento relevante de mudanças.

Em alguns momentos, a história faz coisas extraordinárias e isto vale agora para Cuba", disse o premier, ao discursar no Business Forum, em Havana. "Pela primeira vez depois de anos, há uma mudança profunda no clima na Itália. Como certificado pelo Istat, houve um aumento no índice de confiança dos consumidores italianos e das empresas, voltando ao nível pré-crise", exaltou Renzi. "Aos empresários italianos faço um apelo forte de investirem em Cuba", pediu o premier, ressaltando que esta é uma grande ocasião para aumentar o intercâmbio entre a Itália e a ilha, do "turismo imobiliário à agroindústria, passando pelas energias renováveis".

O Instituto de Estatísticas da Itália (Istat) divulgou hoje que, pelo terceiro mês consecutivo, o índice de confiança dos consumidores e empresas subiu no país em outubro e atingiu o maior patamar nos últimos 13 anos e sete anos, respectivamente.

Em relação ao comércio, o índice bateu a série histórica desde janeiro de 2003. Desde que assumiu o governo italiano, em fevereiro de 2014, Renzi prometeu promover uma série de reformas estuturais na Itália para desburocratizar o país e retomar o crescimento econômico, afetado pela crise financeira mundial. "Nesta manhã, fiz um passeio pela Havana Velha e provei a emoção de estar aqui , já que esta é a primeira vez que um chefe de Governo italiano visita Cuba", comentou Renzi. Sua viagem por Cuba faz parte de um giro pela América Latina dos dias 23 a 28 de outubro, com paradas também no Chile, Peru e Colômbia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios