Notícias

Justiça italiana pede que museu Getty devolva estátua de bronze

A justiça italiana solicitou ao museu Getty de Los Angeles que devolva à Itália uma valiosa estátua de bronze do século IV a.C., atribuída ao escultor grego Lisipo.

A estátua "A Juventude Vitoriosa", encontrada em 1964 por um pescador de Fano, no centro da Itália, foi vendida a compradores particulares sem que o Estado italiano pudesse exercer seu direito de propriedade.

A obra, que circulou no mercado de arte em 1974, foi adquirida então pelo museu Getty por 3,9 milhões de dólares.

Para a juíza Lorena Mussoni, do tribunal de Pesaro, a estátua, feita por um dos três grandes escultores gregos da segunda fase do classicismo, faz parte do "patrimônio inalienável" do Estado italiano e deve ser devolvida.

O ministério da Cultura manifestou em um comunicado sua satisfação pela decisão judicial e espera que os diretores do museu norte-americano a cumpram.

Em agosto de 2007, o museu Getty devolveu 40 valiosas obras de arte à Itália, entre elas uma estátua de "Afrodite", após uma grande batalha judicial.

Na época, o país recuperou uma série de antiguidades roubadas e depois adquiridas pelo museu americano, com exceção da estátua do atleta, que permanecerá exposta em Getty até este ano.

A Itália e o museu decidiram há dois anos esperar que a justiça italiana se pronunciasse sobre esta peça tão importante, uma estátua da vitória de um jovem atleta, para definir onde seria alojada.

Com a assinatura do acordo de 2007, a Itália e o museu fecharam a discussão aberta há vários anos por Roma, que ficou indignada pelos roubos e aquisições ilegais das várias peças importantes de seu patrimônio artístico.

O país europeu e o museu Getty decidiram abrir uma fase de "ampla cooperação cultural com o empréstimo de obras de arte importantes e exposições conjuntas".

Há vários anos a Itália abriu negociações com vários museus do mundo todo para recuperar importantes peças arqueológicas que foram roubadas e vendidas no exterior.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios