Notícias

Migrantes: Itália diz que reação da França é “desproporcional”

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou que a reação da França na atual crise de migrantes é “desproporcional”.

O governo italiano se negou a receber o barco Ocean Viking, da ONG SOS Mediterranee, com 234 pessoas a bordo por mais de duas semanas e a tripulação decidiu zarpar em direção à França, que confirmou o acolhimento “excepcional” após a “incompreensível” atitude de Roma.

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, anunciou uma série de medidas em represália, como a suspensão do recebimento de 3,5 mil migrantes até o fim do verão de 2023 e o reforço nos controles de fronteira com a Itália, por onde muitas pessoas estrangeiras em situação irregular tentam atravessar.

“A reação da França me pareceu desproporcional em relação ao caso. Nós temos cerca de 90 mil chegadas e temos um acordo para redistribuir cerca de oito mil. Até agora, só 117 pessoas foram redistribuídas. Agora são 234 pessoas que estão chegando na França e é preciso enfrentar o assunto com maior serenidade – e se pode e se deve achar soluções em nível europeu”, disse Tajani após uma série de reuniões em Amsterdã, nos Países Baixos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios