Música Italiana

Laura Pausini

Laura Pausini nasceu em Faenza no dia 16 de maio de 1974. É uma cantora de música pop/rock italiana.

Obteve projeção mundial após ter vencido o Festival de Sanremo em 1993, com a música "La Solitudine" que fora dedicada para o seu grande amor na época "Marco".

Laura Pausini é popular em diversos países, especialmente na Espanha, França, Brasil, Alemanha, México, Estados Unidos, Inglaterra , Portugal, além de outros paises da Europa e da América Latina também. Laura já gravou em italiano, espanhol, português, francês e inglês. Laura Pausini além de cantar, compõe e produz arranjos para as suas músicas.

Em 2006, Laura venceu 2 Latin Grammy Awards na categoria "Melhor álbum pop latino", e na categoria "melhor vocal pop feminina" com o álbum "Escucha". Em 2007, novamente venceu o "Latin Grammy Awards", na categoria melhor "vocal pop feminina" com o álbum em espanhol "Yo canto".

Em 2009 venceu novamente na categoria melhor "vocal pop feminina" com o álbum "Primavera Anticipada", onde também fez abertura da premiação cantando uma das músicas do álbum 'En Cambio No' que também concorreu ao prêmio de "gravação do ano". Venceu o World Grammy Awards com álbum italiano "Io canto" pela canção "Io canto" na categoria "melhor canção do ano" e diversos prêmios pela Europa entre eles, 5 "Telegatti" (principal premiação da música na Itália) pelo mesmo álbum.

Atualmente está em trabalho de divulgação de seu novo disco, Primavera in anticipo/Primavera anticipada, que traz um dueto com o cantor inglês James Blunt nas canções Primavera in anticipo/Primavera anticipada.

A sua turnê de shows, que se inicia a partir de Março de 2009, começa pela Itália e passa por várias cidades europeias, Canadá, México, América do Sul, Austrália, fechando-a novamente na Europa.

 

Origens e início

Laura começou a cantar em bares locais com seu pai, Fabrizio Pausini, músico e cantor, quando tinha apenas oito anos.

Aos treze anos, Laura teve sua primeira experiência no estúdio com álbum I Sogni Di Laura um lançamento semi-profissional produzido por seu pai em 1987. Em 1993 sua carreira alavancou quando ela venceu o mais famoso e prestigiado festival de música na Europa, o Festival de San Remo, com uma de sua mais conhecidas canções, "La Solitudine" que hoje é considerada um clássico da música internacional por vários cantores. Vencendo o famoso festival,

Laura Pausini assinou um contrato com a Warner Music Itália para lançar seu primeiro álbum profissional, intitulado Laura Pausini (1993), que teve enorme sucesso na Itália, bem como na França, vendendo em seu primeiro ano de lançamento 3 milhões de cópias. Seu segundo álbum, intitulado Laura, foi lançado em 1994 e foi a partir dele que sua gravadora propôs que ela cantasse também em Espanhol para conquistar o mercado musical na Espanha e América Latina.

Em 1994, Laura Pausini foi eleita pela consagrada revista "Billaboards" a segunda maior revelação daquele ano, perdendo apenas para Mariah Carey. No Brasil, Laura faz sucesso desde 1995 com suas canções, primeiro lançadas em espanhol nas rádios, e em seguida em italiano, sendo que algumas delas foram regravadas tais como "La solitudine, Strani amori, Scrivimi por Renato Russo ou traduzidas para o português como "Non c'è, Incancellabile.

Em 1996 ela começou a compôr suas próprias canções, já que a crítica dos italianos era que Laura Pausini não escrevia suas próprias músicas e lançou um dos seus álbuns mais vendidos até hoje e que a consagrou, principalmente aqui no Brasil – "Le cose che vivi" e sua versão em espanhol "Las cosas que vives". Em 1998 lançou "La mia risposta" e 2000 "Tra te e il mare", lançado também em espanhol como "Mi Respuesta" e "Entre tú y mil mares". A primeira canção em inglês de Laura foi um remix de "La solitudine", lançado como "The Loneliness", adaptado por Tim Rice. Em 1999, a sua música "One More Time" fez parte da trilha sonora do filme Message in a Bottle. Outra música usada em filme foi "The Extra Mile",

usada em Pokémon, the Movie 2000: The Power of One.

Seu compositor favorito é declaradamente Tom Jobim.

 

Popularização e dias atuais

 

A primeira coletânea veio em 2001 na Espanha e na Itália, The Best of Laura Pausini E ritorno da te. Em 1999, Luciano Pavarotti convidou Laura para o anual Pavarotti and friends, onde eles cantaram juntos The Land of Smiles. O primeiro álbum de Laura completamente em inglês foi intitulado "From the Inside", realizado com a Atlantic Records em 2002 e lançado somente nos países de língua inglesa principalmente nos EUA onde durante semanas, ficou entre o mais vendido e mais escutado, passando cantores famosos como Madonna, Mariah Carey e Michael Jackson. Trabalharam no projeto produtores como Patrick Leonard e John Shanks. O single "Surrender" fez um grande sucesso, na edição australiana do álbum foram incluídas duas versões da música. Em 2003, Laura e Pavarotti cantaram de novo, a música foi "Tu che m'hai preso il cuor". Em dezembro de 2002, Laura lançou seu primeiro DVD gravado durante um show do dia 2 de dezembro de 2001 em Milão, na sua tour mundial. Em outubro de 2004, após quatro anos sem gravar em italiano/espanhol, é lançado Resta in ascolto, que conta com 11 musicas ineditas. A pedido de Madonna Laura regravou a canção "Like a flower", originalmente um extra do premiado Ray of light. A versão modificada da música chama-se "Mi abbandono a te", e é a faixa que encerra o álbum de Laura. No mesmo disco ela também gravou a canção de Biagio Antonacci, "Vivimi". Este CD também foi lançado na versão CD+DVD, com um DVD repleto de extras. Com o disco, alem de ganhar outro World Music Awards, Laura recebeu um Grammy Latino de Melhor Vocal Pop Feminino e outro Grammy Latino de Melhor Album Latino.
O site oficial da cantora foi o site italiano de música mais visitado em 2004. Durante a tour de 2005, Laura gravou o show feito em Paris e lançou seu primeiro CD ao vivo. Em 2006 Laura lança o álbum Io Canto, onde interpreta grandes sucessos italianos que marcaram sua vida e ainda conta com duetos de Tiziano Ferro, Juanes e Johnny Hallyday. Laura ganhou o Grammy Latino de Melhor Album Pop Feminino. Em 2007, Laura recebe o prêmio de "Best Selling Italian Artist" no World Musica Award por mais de 2.000.000 de cópias vendidas do álbum "Io Canto"

Em 2 de junho de 2007 Laura tornou-se a primeira mulher a fazer um show no San Siro, em Milão, para um público de 70.000 pessoas. O show foi gravado e lançado em DVD/CD em 60 países e as canções "Destinazione paradiso" e "Y mi banda toca el rock" gravadas no show tornaram-se por várias semanas como as mais tocadas na América Latina e Europa além de escrever seu primeiro livro intitulado "Laura Pausini – Fai quello che sei" que conta toda a performance espetacular e inesquecível do show. Em 2008 Laura lança um novo álbum, Primavera in anticipo, lançado na Itália em 14 de novembro.
No dia 18 o álbum é lançado mundialmente, fazendo grande sucesso em muitos países em que ela nunca havia estado, como Noruega, Polônia, Turquia, Grécia, Rússia e Canadá. Até hoje Laura já vendeu cerca de 70 milhões de cópias nos mais de 60 países onde seus discos foram lançados e tem inúmeras certificações mundiais por vendagens de discos, mais de 170 discos de platina, 50 de ouro e 3 de diamante. Foi lançado, com lançamento mundial no dia 27/11/2009 o CD/DVD Versão Espanhol e Italiano. O novo produto se chama Laura Live World Tour – 09 / Gira Mundial – 09 com músicas gravadas por cada país que ela passou nesta última grande turnê. Além dos sucessos que todos já conhecem, haverá 3 músicas inéditas, sendo elas: “Con La Musica Alla Radio”, “Non Sono Lei” e “Casomai”. Com versões espanholas intituladas "Con La Música En La Radio", "Ella No Soy" e "Menos Mal". Já no DVD, além das apresentações ao vivo haverá os extras, como os clipes das 3 músicas inéditas e seus respectivos “Making Of” além do “Behind The Scenes” da turnê, e ainda a música cover “Heal The World” do Rei do Pop Michael Jackson e “Paris Au Móis D´Aout” com participação especial de seu pai, Fabrízio Pausini.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios