Notícias

LÍBIA: Chanceler italiano diz que decisão do Tribunal de Haia, legitima missão da Otan

O Ministério italiano das Relações Exteriores disse que o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia contra Muammar Kadafi legitima "a absoluta necessidade e o alto valor da missão humanitária da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Líbia".

"O pronunciamento do TPI sobre a comprovada responsabilidade de Kadafi legitima a absoluta necessidade e o elevado valor da missão humanitária da Otan na Líbia, a mandato da ONU", defendeu a chancelaria italiana, que também destacou a "responsabilidade de proteger que cabe à comunidade internacional na emergência humanitária provocada por atos de repressão do ditador contra seu próprio povo". 

O comunicado indica ainda que "a Itália continuará coerentemente seu próprio empenho na missão internacional para abrir o caminho para uma solução política da crise líbia, rumo a uma Líbia democrática e unida, sem Kadafi". 

"A decisão confirma que Kadafi perdeu qualquer legitimidade, moral antes que política, nos confrontos do povo líbio, diante da comunidade internacional e que, portanto, não pode desempenhar nenhum papel na Líbia futura". 

O Tribunal emitiu mandados de prisão contra Kadafi, sem filho Saif al-Islam e o seu genro e chefe dos serviços secretos Abdullah al-Senussi, acusados de crimes contra a humanidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios