Notícias

LÍBIA: Silvio Berlusconi diz ter colocado bases italianas à disposição

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, confirmou que a Itália colocou à disposição suas bases militares, em cumprimento da resolução da ONU para criar uma zona de exclusão aérea na Líbia e não excluiu uma participação mais importante.

"A Itália colocou até o momento suas bases à disposição e, através de nossa participação na coordenação das operações, se poderá pedir uma intervenção por nossos meios", declarou Berlusconi em coletiva de imprensa oferecida na embaixada de seu país em Paris, no final da cúpula convocada para abordar o conflito na Líbia.

A coordenação das operações "será provavelmente efetuada da base da Otan em Nápoles", continou o chefe de governo.

Por outro lado, os fotógrafos da AFP constataram neste sábado que são vistos movimentos nas bases aéreas do norte e sul da Itália para se preparar diante de um iminente ataque contra o regime de Muamar Kadhafi.

Segundo a imprensa local, três aviões AWACS estão prontos para decolar de Trapani, oeste da Sicília, onde chegaram os Tornados ECR, procedentes da base de Piacenza, norte do país, que poderão ser utilizados para destruir os meios de defesa antimísseis e radares.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios