Notícias

Líder do partido direitista “Liga Norte”, Umberto Bossi, confirma ruptura com governo italiano

O líder do partido direitista Liga Norte, Umberto Bossi, confirmou, em encontro com o presidente Giorgio Napolitano, que sua legenda passará a ser oposição no próximo governo.

Bossi criticou o "amontoamento" de forças políticas na próxima gestão e advertiu que a Liga estará "vigilante" com relação ao programa de governo. "Veremos o que o governo quer fazer e como o fará. Em qualquer caso, não daremos carta branca", pontuou.

Ele ressaltou ainda que a Liga "sempre tem em mente a Padania. O nosso interesse continua sendo o interesse do Norte" da Itália.

O ministro do Interior, Roberto Maroni, também partidário da Liga, opinou por sua vez que o governo técnico a ser montado sob a liderança do economista Mario Monti pode acrescentar complicações à política italiana por ter que lidar com uma base parlamentar majoritária de caráter muito heterogêneo.

Para ele, que anunciou que deixará o governo já nesta semana, a próxima gestão não só será insuficiente para resolver os problemas, como deve "adicionar complicações".

"Estimo Mario Monti, mas acho que ele terá dificuldade com uma maioria tão heterogênea, que vai do PDL (Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi) ao PD (Partido Democrático, de esquerda), passando pela UDC (União Democrática de Centro) e pelo IDV (Itália dos Valores). Não acho que uma maioria assim possa dar respostas rápidas e coerentes", observou.

Maroni disse ainda que recebeu um telefonema de Napolitano, que tentou convencê-lo, em vão, de integrar a maioria parlamentar do próximo governo. "Nós fizemos uma escolha política que todos compartilham na Liga", reafirmou.

Ele expressou não acreditar que a escolha de um governo técnico foi uma imposição da Europa e citou o jornal Financial Times que opinou que "a competência técnica não é suficiente para a Itália e a Grécia".

Quanto ao comportamento da Liga Norte nas votações, o ministro disse que o partido aprovará o que julgar oportuno e barrará o que for de "prejuízo social".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios