Notícias

Livro com poemas do cineasta italiana Pier Paolo Pasolini será lançado em SP

A Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, receberá na próxima quinta-feira (8) o lançamento de uma antologia de poemas do escritor e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, morto em 1975.

Idealizada pelo Istituto Italiano di Cultura e editada pela Cosac Naify, a coletânea bilíngue aborda um lado do artista ainda desconhecido no Brasil e faz parte das homenagens pelos 40 anos de seu falecimento.

O lançamento terá a participação do crítico literário Alfonso Berardinelli, que lecionou literatura contemporânea na Universidade de Veneza. No dia seguinte, serão exibidos filmes e ocorrerão apresentações teatrais e debates com professores. Os eventos também estão ligados à Semana da Língua Italiana no mundo. Pasolini foi encontrado morto no dia 2 de novembro de 1975, em Ostia, a poucos quilômetros de Roma, após ter sido espancado e atropelado várias vezes. O único condenado pelo crime é o ex-garoto de programa Giuseppe Pelosi – então menor de idade -, que já cumpriu sua pena de nove anos e sete meses de prisão.

Na época, ele disse que matara o cineasta durante um encontro sexual frustrado. Contudo, recentemente, mudou de versão e se eximiu de qualquer culpa, afirmando que o artista fora assassinado por outras pessoas.
    No entanto, Pelosi nunca deu nenhuma pista que permitisse a identificação dos supostos criminosos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios