Notícias

CRISE ECONÔMICA: Compras de Natal na Itália estão em queda

As compras de Natal na Itália já mostram quanto os italianos estão dispostos a gastar por presente: em média, € 41. No geral, a população sairá à caça de promoções e apertará o cinto: os italianos vão gastar 3,7% a menos do que no ano passado para as compras de Natal (contra a média europeia de -0,8%), disponibilizando no máximo € 550 de seu orçamento.

É o que informa a pesquisa anual da Deloitte 'Xmas Survey 2012'.

Debaixo da árvore o presente mais popular deste ano será o livro. Crescem 2,1% as compras de alimento; e 70% procurará inspiração nas lojas da cidade.

Os locais privilegiados para as compras serão os supermercados (30%) e as cadeias especializadas (26%); 39% das compras natalinas serão para presentear crianças entre três e seis anos, principalmente com fins educativos (62% dos consumidores).

Trinta e seis por cento do orçamento (2,1% a mais do que no ano passado) serão investidos em produtos alimentares comprados em supermercados por 63% dos italianos.

Quais são os presentes mais desejados? Os jovens entre 18 a 24 anos gostariam de achar sob a árvore dinheiro (65%), roupas e calçados (50%) e viagens (49%); enquanto os adultos (55-64 anos) apreciariam livros (43%), viagens (41%) e dinheiro (29%).

Os jovens têm a vida pela frente, mas nem todos têm grandes esperanças. Um em cada três está pessimista sobre o futuro (34%); 28% terão que cortar despesas pessoais para comprar presentes, enquanto 58% terão que recorrer à poupança, de acordo com o levantamento feito por Confesercenti-SWG.

Não serão apenas os jovens a colocar os freios nos presentes: 59% dos italianos, especialmente os residentes no sul do país e os aposentados, cortarão em geral todas as compras. Em compensação, as tradições resistem: 85% não vão renunciar nem à árvore de Natal nem ao presépio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios