Notícias

Lula é “simpaticíssimo, capaz e um verdadeiro amigo”, diz Berlusconi

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "simpaticíssimo, capaz e um verdadeiro amigo" com quem se reuniu na última terça em Roma por ocasião da visita oficial do chefe de Estado brasileiro ao país.

Em entrevista publicada pelo jornal italiano "La Repubblica", Berlusconi reconhece o "papel importante" do Brasil para conseguir solucionar a crise financeira internacional e anunciou que visitará Lula em fevereiro.

Os dois líderes tiveram a oportunidade de se encontrarem em Roma ontem em uma reunião na qual Lula e Berlusconi conversaram sobre as posições que levarão à cúpula do G20 deste sábado em Washington e sobre outros temas de política internacional, como a futura relação entre Rússia e Estados Unidos após a chegada de Barack Obama à Casa Branca.

Lula "está de acordo comigo em considerar decisivo solucionar a crise dos mísseis. É inclusive mais importante do que a crise das bolsas", declara o primeiro-ministro italiano.

"Caso continuem apontando as armas um para o outro, então está aberto o caminho para a Guerra Fria. Uma coisa absurda. Por isto, estou me empenhando em um esforço de mediação, e Obama é o primeiro a saber que ninguém como eu pode ajudá-lo", declarou.

Berlusconi criticou a esquerda italiana por ter chamado de racista seu comentário sobre o tom de pele "bronzeado" de Obama, após as eleições presidenciais nos EUA e durante sua visita oficial a Moscou.

"Ninguém fez caso na América e ele mesmo deu uma gargalhada. Eu disse apenas que é inteligente, bonito e bronzeado. Não disse que é alto porque estava com (o primeiro-ministro russo, Vladimir) Putin e (o presidente da Rússia, Dmitri) Medvedev, que são como eu", afirma Berlusconi.

"Além disso, todos os verões tentamos ficar morenos sob o sol e ficamos debaixo de lâmpadas durante o inverno", acrescenta.

O primeiro-ministro italiano acredita que Obama é uma pessoa "válida" e que se sairá bem na Presidência dos EUA, mas, segundo ele, "chegou em um período difícil".

Sobre a presença de jogadores brasileiros do Milan na recepção a Lula ontem, Berlusconi disse que o presidente brasileiro gostou de se encontrar com eles.

"Lula me disse que, no futuro, Kaká também poderia estar interessado em entrar para a política", contou Berlusconi. EFE

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios