Notícias

LUTO: Mario Monicelli não terá velório, diz neto

Não será realizado nenhum tipo de velório para o cineasta italiano Mario Monicelli que se suicidou em Roma no hospital San Giovanni, informou o neto Niccolò.

Monicelli "será levado para Monti, o bairro onde vivia em Roma, para um último adeus aos monticianos [cidadãos locais]. E depois o corpo irá para a casa do cinema onde será saudado por todos aqueles que quiserem lhe oferecer uma última homenagem", afirmou o neto.

Niccolò, que está junto com a família na câmara mortuária do hospital San Giovanni, precisou que o corpo do diretor será cremado "de forma privada na presença apenas da família".

"A família não acha necessário fazer um velório" acrescentou, destacando que tudo será realizado "em respeito à vontade de Mario Monicelli e de toda a família".

Mario Monicelli, 95 anos, se suicidou ao se jogar de uma janela do quinto andar do hospital onde estava internado com câncer terminal na próstata.

"Não é um final trágico, é um homem que viveu" afirma Niccolò, que rejeita a idéia de que o gesto do "grande velho" do cinema italiano seja interpretado de forma dramática.

Ao responder pergunta dos jornalistas se o Monicelli teria de alguma forma manifestado no final as suas intenções à família Niccolò respondeu: "me parece que ele deixou muitas mensagens. Lembrem dele com os seus filmes".

Na câmara mortuária estavam presentes a última companheira do cineasta, Chiara Rapacchi, e as três filhas.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi enviou para a família um telegrama onde "expresso a minha dor e do Governo italiano pelo trágico desaparecimento de Mario Monicelli mestre da cinematografia italiana".

"Um extremo gesto de liberdade", disse hoje a atriz italiana Stefania Sandrelli que fez três filmes com o cineasta, entre eles "Brancaleone e as Cruzadas" de 1970.

Monicelli, nascido em Viareggio, na região da Tsocana em 1915, fez vários filmes de sucesso, entre eles, "O Incrível Exército de Brancaleone", "Quinteto irreverente", "Meus Caros Amigos" e "Parente é Serpente".(ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios