Notícias

LUTO: Morre aos 92 anos o cineasta italiano Francesco Rosi

Morreu em Roma o diretor Francesco Rosi, um dos grandes nomes da história do cinema italiano. Premiado nos principais festivais do mundo, ele tinha 92 anos e faleceu enquanto dormia, após passar algumas semanas preso na cama por causa de uma bronquite.

Rosi ganhou notoriedade por causa de seus filmes de cunho político e investigativo. Sua obra prima, "Le mani sulla città" (1963), denunciava esquemas envolvendo diversos órgãos do governo e o setor imobiliário em Nápoles, sua cidade natal. O longa conquistou o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, no ano de seu lançamento.

Em 2012, ele também recebeu um Leão de Ouro honorário pelo conjunto de sua carreira. Além disso, o diretor venceu a Palma de Ouro, em Cannes, com "Il caso Mattei" (1972), que fala sobre o político italiano Enrico Mattei, morto em 1962 em um misterioso incidente aéreo. Rosi ainda foi homenageado nos festivais de Locarno e Berlim e, em 1987, foi nomeado Grande Oficial da Ordem ao Mérito da República Italiana. O cineasta foi companheiro de escola do atual presidente do país, Giorgio Napolitano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios