Notícias

Mais de 270 migrantes chegam à ilha italiana de Lampedusa em oito horas

A ilha italiana de Lampedusa recebeu cinco novas embarcações de migrantes em apenas oito horas, informou o governo local.

Ao todo, 276 deslocados internacionais chegaram no país pela ilha, que já abriga quase 1,4 mil pessoas em seus centros de registro e acolhimento.

A quantidade de migrantes que chegaram hoje soma-se a outros 250 que desembarcaram em diversos pontos de Lampedusa. A localidade alertou o governo, por diversas vezes, que vive uma situação de emergência.

A maior parte dos estrangeiros, novamente, partiu da Tunísia – que fica a cerca de 100 quilômetros, em linha reta, da ilha italiana.

A prefeitura de Agrigento anunciou que 220 migrantes que estavam na ilha serão transferidos para Caltanissetta, na Sicília, como parte dos esforços para abrigar os deslocados em locais mais adequados. Outros 70 saíram da cidade para Pozzallo, também na Sicília.

Os hotspots locais já estão muito além da capacidade de abrigar pessoas com condições sanitárias dignas.

– Augusta proíbe desembarque: Assim como ocorreu em Trapani, a prefeita de Augusta, Cettina Di Pietro, proibiu que um navio com imigrantes desembarcassem na cidade da Sicília.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Itália tem “navios-quarentena” para os deslocados, que permanecem na embarcação por cerca de 15 dias. Segundo a nota da prefeita, os cerca de 250 deslocados – entre os quais 23 positivos para a Covid-19 – deverão permanecer a bordo do SNAV Aurelia.

“Para proteger a saúde dos meus cidadãos, nenhuma das pessoas a bordo, sejam migrantes ou tripulantes, poderá descer em Augusta”, informou Di Pietro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios