Notícias

Ministro italiano Franco Frattini defende declarações de Berlusconi sobre justiça

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, justificou a reclamação feita ontem pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, durante a Cúpula do G8, sobre o sistema judiciário do país.

"As frases de Berlusconi denotam um sofrimento profundo, um sofrimento humano de uma pessoa que, em 17 anos, foi alvo de 200 processos penais, e sempre saiu deles sem nenhuma condenação", afirmou o chanceler.

Para Frattini, a reclamação do premier "é sinal de uma dor profunda, que precisa ser compreendida".

Durante a Cúpula do G8 (grupo dos países mais industrializados), que ocorre na França, Berlusconi teria reclamado da Justiça italiana em uma conversa de poucos minutos com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O diálogo foi interpretado por leitura labial. "Apresentamos a reforma da Justiça, que para nós é fundamental, porque, neste momento, temos quase uma ditadura dos juízes de esquerda", teria dito o premier.

Parlamentares italianos criticaram o possível comentário de Berlusconi, sendo que o secretário do oposicionista Partido Democrático (PD), Píer Luigi Bersani, chegou a dizer que o "problema" da Itália não é a Justiça, mas sim, o próprio premier.

Frattini, por sua vez, defendeu o conteúdo da conversa, afirmando que as reformas na Itália podem ser um assunto interessante a Obama.

"Berlusconi também falou, segundo as imagens divulgadas, da exigência de reformas estruturais no país, que são uma coisa séria e acredito que possam interessar também o presidente dos Estados Unidos", ressaltou o diplomata.

Em março, o Conselho de Ministros da Itália aprovou um projeto de lei que visa reformar a Justiça do país. O texto, que agora está no Parlamento, prevê a separação das carreiras de juiz e promotor, assim como a punição a magistrados que cometerem erros no desempenho de suas funções. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios