Notícias

Mais três regiões da Itália endurecem medidas anti-Covid

Mais três regiões e uma província da Itália regrediram para a faixa amarela de risco epidemiológico, que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre.

Ligúria, Marche, Vêneto e a província autônoma de Trento se juntarão às regiões de Calábria e Friuli Veneza Giulia e à província autônoma de Bolzano na zona amarela devido ao aumento dos índices de ocupação de leitos hospitalares por pacientes com Covid-19.

Esse regime ainda é bastante flexível e não prevê o fechamento de nenhuma atividade, mas deixa as autoridades sanitárias em alerta para uma eventual piora da pandemia. A principal diferença para a faixa branca, sistema vigente no restante do país, é a obrigatoriedade no uso de máscaras ao ar livre.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, uma região regride para a faixa amarela quando os índices de ocupação de leitos de UTI e enfermaria por pacientes com Covid superam 10% e 15%, respectivamente.

A partir de 20 de dezembro, a faixa amarela vai englobar cerca de 12% da população italiana. O país vive um momento de alta nos casos de Covid e registrou seu maior número de contágios em um único dia (26.109) desde 12 de março.

Devido à aceleração da pandemia, o governo já proibiu a entrada de não vacinados em locais como eventos esportivos, shows, casas noturnas e áreas cobertas de bares e restaurantes, além de ter disponibilizado a dose de reforço das vacinas para todos os adultos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios