Notícias

MANIFESTAÇÃO: Milhares de italianos protestam em Roma contra Silvio Berlusconi

Dezenas de milhares de italianos gritando "renuncie, renuncie" fizeram neste sábado uma passeata em Roma pedindo que o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, a quem acusam de corrupção, deixe o cargo.

 

A manifestação nacional foi realizada por organizações de todo o país, que lançaram apelos na Internet e em redes sociais para que os italianos fossem a Roma para participar.

 

Manifestação contra Berlusconi em Roma"Eu tenho um sonho: Berlusconi na cadeia", cantaram os manifestantes em uníssono, enquanto marchavam por quilômetros, da principal estação de trem da capital até a praça em frente à Basílica de São João.

 

A multidão, que a polícia estimou em 90.000 pessoas, mas que os organizadores disseram ser maior, incluía atores e escritores, entre eles o vencedor do Prêmio Nobel de literatura, Dario Fo.

 

"Este é um dia de democracia. Um dia que mostra que o país pode se juntar para construir uma alternativa e, principalmente, para dizer para Berlusconi ir embora", disse Antonio di Pietro, um ex-magistrado de combate à corrupção e que lidera o partido de oposição Itália de Valores.

 

"Há pessoas de todo o país aqui, e até de fora do país, com uma mensagem: Berlusconi tem que sair! Berlusconi tem de ser tratado como qualquer outro cidadão. Ele tem de ir a julgamento", disse Di Pietro.

 

Berlusconi enfrenta várias acusações de corrupção após ter perdido sua imunidade em outubro, quando a principal corte da Itália afirmou que uma lei aprovada por seu governo era inconstitucional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios