Notícias

Mario Monti acusa Silvio Berlusconi de corrupção eleitoreira

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, em uma tentativa "simpática de corrupção, quer comprar o voto dos italianos com o dinheiro dos italianos", disse hoje o primeiro-ministro italiano demissionário Mario Monti, sobre a promessa de seu antecessor de devolver os valores pagos em 2012 pelo IMU (Imposto Municipal Único) sobre a primeira casa.

Berlusconi anunciou na Feira de Milão que, se sua coalizão vencer as eleições políticas de 24 e 25 de fevereiro, "na primeira reunião do Executivo será aprovada a devolução do IMU pago em 2012".

"Podemos interpretar como um voto de troca, mas também uma tentativa simpática de corrupção: eu compro seu voto com dinheiro e o dinheiro é dos cidadãos", ironizou Monti.

"Quando ouço um simpático senhor que diz que ele deixou as contas em ordem e que eu fui responsável por um desastre, em parte me entristeço porque parece uma bofetada no sacrifício dos italianos, mas também fico nervoso", disse o ex-Comissário Europeu e senador vitalício, que disputará as próximas eleições pelo partido Opção Cívica.

Para criticar a proposta de Berlusconi, Monti evocou a figura de
Achille Lauro (armador, político e editor): "Há 50 anos alguém prometeu em troca de votos alguns quilos de macarrão ou um par de sapatos, reservando-se o direito de dá-los ao outro após conseguir o voto", recordou Monti. "Mas esta é a primeira vez que, de uma forma científica, se compram os votos dos italianos com o dinheiro que eles mesmos pagaram para tapar os rombos nos orçamentos criados por quem deixou esses rombos, após governar por oito dos últimos 10 anos, ou seja, o próprio Berlusconi".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios