Notícias

Mediaset, empresa de comunicação de Silvio Berlusconi, faz oferta pela Rai Way

A Mediaset, empresa de comunicação de Silvio Berlusconi, lançou uma oferta para comprar 100% das torres de transmissão da Rai Way – que transmite o sinal da televisão estatal da Itália, a Rai. O valor da Oferta Pública de Aquisição (OPA's), feito através da Ei Towers, é de 1,22 bilhão de euros (R$ 3,96 bilhões).

 

Na Itália, a Ei Towers e a Rai Way são as duas empresas que detêm as torres de transmissão de sinal de todas as emissoras italianas. Com a oferta, a Mediaset afirmou que tem como objetivo criar um único pólo nacional de infraestrutura televisiva com cinco mil antenas.

 

Além disso, a empresa promete que continuará a fornecer o sinal para todos os operadores "de modo independente, segundo termos transparentes e não discriminatórios". Para o dia 27 de março, a Mediaset marcou uma reunião com o Conselho de Administração para debater o aumento de capital na Ei Towers.

 

A polêmica proposta vem no momento em que o governo do primeiro-ministro, Matteo Renzi, planeja uma reforma no setor de comunicação – que inclui a Rai. Como maior acionista da emissora estatal (65%), a administração de Renzi é quem dará a palavra final sobre a possível venda. Em nota, o governo confirmou a oferta da Ei Towers pela Rai Way.

 

Porém, o comunicado lembra que no decreto de privatização, criado em setembro de 2014, ficou estabelecido que o Estado manterá, no mínimo, 51% das ações da emissora estatal. Com isso, há a indicação de que a proposta não será aceita nas condições apresentadas atualmente.

 

Caso a proposta seja aceita, a compra ainda terá que passar pelo órgão antitruste italiano e pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico (Mise), que precisa autorizar a Rai a operar com a nova sociedade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios