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Franco-holandesa oferece 300 milhões por 25% da Alitalia

A direção da companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM decidiu fazer uma oferta de 300 milhões de euros por 25% das ações da Alitalia, segundo informaram fontes próximas à operação.

A nova diretoria da Alitalia, formada por empresários italianos que resgataram a empresa por meio do consórcio Companhia Aerea Italiana (CAI), se reunirá na próxima segunda-feira para decidir sobre a oferta da Air France-KLM.

 

A nova Alitalia começará a operar a partir da próxima terça-feira, dia em que chegará a Roma seu primeiro voo, vindo de Londres. Se comprar 25% das ações, a Air France-KLM será a principal acionista da Alitalia, porém durante cinco anos não poderá comprar o restante das ações, por conta de uma cláusula de limitação presente no estatuto da CAI.

 

Antes das eleições gerais de abril, quando a Itália era governada pelo premier Romano Prodi, o atual primeiro-ministro, Silvio Berlusconi (então líder da oposição), se opôs a uma oferta da Air France-KLM muito mais vantajosa que a atual.

Agora, a empresa franco-holandesa enfrenta a concorrência da companhia alemã Lufthansa, que confirmou nesta sexta-feira que continua conversando com a Alitalia sobre uma possível participação em seu capital.

"Nossa posição não mudou em relação a ontem, consideramos que o mercado italiano é muito importante", declarou a porta-voz da Lufthansa, Cláudia Lange. Um outro porta-voz da companhia alemã havia confirmado ontem que a companhia nunca apresentou uma oferta à Alitalia, porém destacou que "isso não significa que não o faça no futuro".

Enquanto a Air France-KLM quer estabelecer em Roma o centro de conexões da Alitalia, a Lufthansa se manifestou favorável a utilizar o aeroporto do Malpensa. Assim, a Liga Norte, aliada a Berlusconi, se pronunciou favorável à participação da companhia alemã no capital da Alitalia.

No Congresso, um dos proponentes de um decreto-lei anticrise inseriu como emenda ao texto submetido à Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara dos Deputados uma proposta da Liga Norte para dar maior importância ao aeroporto milanês de Malpensa.

Por sua vez, a oposição considera que a operação com a Air France-KLM é um fracasso financeiro. Os opositores lembram que o caráter nacional da empresa foi mantido a um alto preço, e que agora este aspecto está comprometido.

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