Notícias

Aos 91 anos, morre ex-deputado italiano Gerardo Bianco

Morreu aos 91 anos, o ex-deputado e expoente histórico da Democracia Cristã italiana Gerardo Bianco. Segundo as informações oficiais, ele faleceu em Roma, mas a causa do óbito não foi confirmada.

Bianco teve uma longa trajetória política, sendo deputado por nove legislaturas entre 1968 e 2008 – com sete delas ocorrendo de maneira consecutiva. Até 1994, foi um dos principais nomes do partido centrista Democracia Cristã (DC), maior sigla política do país do pós-guerra e que existiu até quando a Operação Mãos Limpas surgiu e enfraqueceu a legenda, que foi extinta naquele ano.

Em uma disputa interna de poder, o então deputado conseguiu reunir ao seu redor toda a parte mais à esquerda da DC, além de muitos membros do centro, e ajudou a fundar o Partido Popular Italiano (PPI) e o movimento que começou a organizar a centro-esquerda italiana com o L’Ulivo.

Em 2007, se declarou independente.

“O presidente da República, Sergio Mattarella, soube com tristeza da morte de Gerardo Bianco, leal servidor das instituições, político apaixonado, rico em cultura e humanidade”, informou um comunicado oficial da Presidência italiana.

O secretário-geral do Partido Democrático, maior sigla da centro-esquerda italiana, Enrico Letta também lamentou a morte do político.

“Com grande tristeza soube da morte de Gerardo Bianco. Um homem livre e corajoso, sábio e de visão. Com as suas escolhas e a sua determinação, deu uma contribuição fundamental ao nascimento da centro-esquerda. Tantas lembranças, tanta nostalgia, enorme respeito”, disse Letta.

Ligado a Bianco desde a época da DC, o ex-premiê Romano Prodi disse que estava atrelado ao ex-deputado “por sentimentos de grande estima e afetuosa amizade”. “Foi um protagonista de primeiro plano da vida da Democracia Cristã e da história política de nosso país com o qual contribuiu com grande capacidade de visão, paixão e profunda cultura”, ressaltou.

Expoentes da direita italiana também lamentaram a morte do político. “Lamento com sincera comoção a morte de Gerardo Bianco, grandíssimo protagonista da vida política do nosso país. Como parlamentar e compromissado com as instituições, soube se fazer intérprete com rara paixão e competência dos interesses do sul do país. Na sua vida, manteve uma forte ligação com seu local de origem pelo qual sempre representou um sólido ponto de referência”, afirmou o ministro do Interior, Matteo Piantedosi.

O ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, também se manifestou e disse que a morte de Bianco faz com que a Itália perca “uma grande personalidade da política italiana, responsável protagonista de escolhas importantes e capaz de ouvir e dialogar em busca dos interesses nacionais”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios