Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Monsenhor espanhol admite vazamento de documentos sigilosos sobre Vaticano
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Monsenhor espanhol admite vazamento de documentos sigilosos sobre Vaticano
Notícias

Monsenhor espanhol admite vazamento de documentos sigilosos sobre Vaticano

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O monsenhor espanhol Lucio Ángel Vallejo Balda admitiu o vazamento de documentos sigilosos sobre as contas do Vaticano para os jornalistas Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi, autores de livros sobre escândalos financeiros da Igreja Católica.   

A confissão aconteceu durante uma das audiências do processo "Vatileaks 2". O religioso contou que dera a Nuzzi cinco páginas com 87 senhas de e-mails da Comissão de Estudos sobre as Atividades Econômicas do Vaticano (Cosea), órgão criado pelo papa Francisco em 2013 para monitorar as finanças da Santa Sé, porém já dissolvido.

https://www.provincia.biella.it/

"Mas eu tinha a clara sensação de que ele já as possuía", acrescentou Balda, que disse também ter sofrido muita "pressão" da consultora ítalo-marroquina Francesca Chaouqui, que trabalhava na Cosea. Os dois, ao lado do assistente do monsenhor, Luca Maio, são acusados de formação de quadrilha e "subtração e difusão de notícias e documentos reservados".

 

Já Nuzzi e Fittipaldi respondem apenas pela difusão desses arquivos, tida pelo Vaticano como ilegal. Segundo Balda, ele temia Chaouqui porque ela havia lhe dito que era a "número 2 dos serviços secretos italianos".

A audiência durou cerca de três horas. Ao sair do tribunal vaticano, Fittipaldi afirmou que a sessão havia sido "muito tensa". O jornalista é autor de "Avarizia" (Avareza), livro que, baseado em documentos confidenciais, traça os primeiros mapas do império financeiro da Santa Sé e denuncia gastos luxuosos por parte de membros do clero.

Entre outras coisas, o volume conta como centenas de milhares de euros foram gastos em voos de classe executiva, roupas sob medida e móveis de luxo. Outra denúncia acusa o Instituto para as Obras de Religião (IOR) de segurar quantias destinadas a ações de caridade.

Já o outro repórter acusado, Gianluigi Nuzzi, é autor de "Via Crucis", que relata os duros ataques de Francisco contra os dirigentes que comandaram as finanças da Santa Sé nos anos anteriores à sua chegada ao poder. "Os custos estão fora de controle", "Há armadilhas" e "Se não sabemos cuidar do dinheiro, como cuidaremos da alma dos fiéis?" são algumas das frases atribuídas a Jorge Bergoglio.   

O episódio fez com que o menor país do mundo revivesse o clima do "Vatileaks" de 2012, quando arquivos sigilosos foram levados à imprensa e abalaram o pontificado de Joseph Ratzinger. O escândalo teve como pivô o mordomo de Bento 16, Paolo Gabriele. (Fonte: Ansa)

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Câmara de Florença descriminaliza uso da maconha
Ministro italiano promete tirar navios de cruzeiro de Veneza
Jornalista não consegue embarcar devido a greve intermediária, em São Paulo
Com Trump, vilarejo na Itália visa atrair moradores dos Estados Unidos
Brasil se prepara para receber Festa do Cinema Italiano
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?