Notícias

Itália celebra 66º aniversário da República com homenagem a atingidos por terremoto

A celebração, na capital italiana, Roma, neste sábado (02), pelo aniversário da República, a de número 66, foi dedicada, este ano, aos italianos vitimados pelos dois terremotos que atingiram a Emilia-Romagna, nos dias 20 e 29 de maio. O evento teve início na Praça Veneza onde o presidente Giorgio Napolitano depositou uma coroa de louros no Santuário ao soldado desconhecido. Ao início da cerimônia, antes do desfile na Via dei Fori Imperiali, foi observado um minuto de silêncio.

Esta foi a última celebração da República, como chefe de Estado, do presidente Napolitano, bastante aplaudido por populares durante a sua passagem no desfile.

Na parada, não houve desfile de armas e cavalos e todos os militares fizeram o percurso, de cerca de uma hora, a pé. Tampouco houve a tradicional apresentação da “Frecce tricolori”, esquadrão de demonstração aérea da Força Aérea Italiana.

Entre as autoridades presentes ao evento, o primeiro-ministro Mario Monti, os presidentes da Câmara e do Senado, Gianfranco Fini e Renato Schifani, e do presidente da Corte Constitucional, Alfonso Quaranta e o ministro da Defesa, Giampaolo Di Paola.

O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, favorável ao cancelamento da Parada, em sinal de luto pelas vítimas do terremoto na Emilia-Romagna, não esteve presente. Entretanto, participaram o presidente da Assembléia capitolina, Marco Pomarici, a presidente da região do Lazio Renata Polverini, e o presidente da Província de Roma Nicola Zingaretti.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios