Notícias

Partido de Silvio Berlusconi rompe pacto com governo do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi

O partido Forza Italia (FI), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, anunciou que anulará o acordo fechado com o governo de Matteo Renzi, do Partido Democrático (PD), que prevê a aprovação de uma série de reformas no país.

A anúncio veio à tona após dias de ameaças, já que integrantes do partido demonstraram insatisfação com a maneira pela qual Renzi conduziu as campanhas para a eleição de seu candidato, Sergio Mattarella, à Presidência da Itália. A votação ocorreu no último sábado e Mattarella venceu. Apesar da ruptura, Renzi disse ter certeza de que possui o apoio necessário para aprovar suas reformas no Parlamento.

"Aprovaremos as reformas. Os cidadãos italianos darão a última palavra. Veremos se eles escolherão a nós ou aos que nunca querem mudar nada", escreveu o primeiro-ministro em seu perfil no Twitter, referindo-se aos membros do FI.

"Se o pacto Nazareno terminou, é melhor assim. O caminho para aprovação das reformas será mais simples", disse, por sua vez, o vice-secretário do PD, Ernesto Carbone.

De acordo com fontes locais, durante uma reunião da direção do FI, alguns líderes da legenda teriam, inclusive, apresentado sua renúncia ao líder do partido, Berlusconi, que, no entanto, não aceitou-as.

O pacto Nazareno foi fechado em 18 de janeiro de 2014.

Berlusconi aceitou apoiar uma série de reformas que o governo Renzi pretendia fazer na Itália, como mudanças na lei eleitoral, no artigo V da Constituição e na formação do Parlamento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios