Notícias

Morre o roteirista italiano Furio Scarpelli, um dos pais da comédia italiana

O roteirista Furio Scarpelli, considerado um dos pais da comédia italiana, coautor de obras como "Três Homens em Conflito" e "O Incrível Exército de Brancaleone", morreu, aos 90 anos, em Roma, informou nesta quarta-feira seu neto Filiberto Scarpelli.

A partir de 1949, e quase sempre ao lado de Agenore Incrocci, Scarpelli assinou o roteiro de mais de 140 filmes, começando pelas célebres comédias de "Toto".

Para Dino Risi, Scarpelli escreveu o clássico "A marcha sobre Roma", e criou para Mario Monicelli o inesquecível "Os Companheiros".

Sempre atento às manias do povo italiano, Scarpelli foi um ícone da comédia de costumes, e criou papéis inesquecíveis para os mestres Marcello Mastroianni e Vittorio Gassman.

Com "Três homens em conflito", um clássico do western spaghetti, dirigido por Sergio Leone e protagonizado por Clint Eastwood, Scarpelli conquistou os fãs do genero em todo o mundo.

Scarpelli e Agenore Incrocci (Age) foram indicados duas vezes ao Oscar de melhor roteiro nos anos 60. Scarpelli também foi indicado nos anos 90 pelo roteiro de "O Carteiro e o Poeta", de Michael Radfrod, em 1994.

Numerosas personalidades políticas e do mundo artístico expressaram na Itália seu pesar pela morte de Scarpelli, lamentando o desaparecimento de "um homem culto e irônico" que nos anos 60 e 70 "contribuiu para pôr o cinema italiano entre os primeiros do mundo".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios