Notícias

Nove cidades da Itália vão zerar emissões até 2030

Nove cidades da Itália vão experimentar soluções para tentar atingir a neutralidade nas emissões de carbono até 2030, duas décadas antes da meta estabelecida para todo o país.

O projeto vai envolver alguns dos municípios mais importantes da península, como a capital Roma, Milão, Turim, Florença e Bolonha, além de Bergamo, Pádua, Parma e Prato. Nenhuma cidade do sul foi selecionada.

A iniciativa foi apresentada e faz parte de uma missão da União Europeia para fazer 100 cidades do bloco se tornarem livres de carbono até o fim da década.

A ideia é que os nove municípios italianos usem tecnologias inovadoras para zerar as emissões de carbono líquidas, oferecendo ar mais limpo, transporte mais seguro e menos poluição sonora para os moradores.

Além disso, elas forneceriam modelos para que todas as cidades italianas atinjam a neutralidade em carbono até 2050.

“Essas cidades poderão ser autênticos laboratórios de inovação para a transformação ecológica das áreas urbanas”, disse o ministro da Infraestrutura e da Mobilidade Sustentável da Itália, Enrico Giovannini, após reunião com os prefeitos dos nove municípios.

“Seus esforços serão decisivos para testar soluções de descarbonização”, acrescentou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios