Notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA: Budweiser vira Bud na Itália após cervejaria tcheca ganhar ação

A cervejaria tcheca Budejovicky Budvar ganhou o direito de usar o nome Budweiser em sua cerveja no mecado italiano, segundo decisão da justiça da Itália. Segundo o "Financial Times", a Anheuser-Busch InBev e a cervejaria checa lutam pela marca Budweiser desde 1907.

Em nota, a Anheuser-Busch InBev diz estar "desapontada com a decisão da suprema corte de Roma, mas continuamos com os esforços para assegurar nosso direito sobre a marca Budweiser na Itália".

A empresa diz que, "ainda que a decisão da justiça não proíba o uso do nome Budweiser na Itália, faremos a transição para (o nome) Bud para ter certeza de que não haverá interrupção no fornecimento de nossa famosa cerveja a nossos fiéis consumidores até que sejamos capazes de garantir nossos direitos à marca Budweiser".

Para a cervejaria tcheca, a decisão foi uma grande vitória, segundo disse o porta-voz da empresa, Petr Samec, à imprensa local.

“Esta é, provavelmente, a maior perda para a Anheuser-Busch InBev em mais de cem anos de batalha global pela marca Budweiser”, disse.

Segundo a Budejovicky Budvar, suas vendas na Itália caíram abaixo da metade desde que foram obrigados a mudar sua marca para o mercado italiano em 2002, primeiro para Czechvar e depois para Budweiser Budvar.

Ao longo da última década, as duas empresas se enfrentaram em 173 processos judiciais, sendo que a cervejaria tcheca diz ter vencido 120 deles, segundo o "FT".

Algumas batalhas, como no Reino Unido, terminaram em empate, com o Tribunal de Justiça da União Europeia definido que ambas as empresas possam vender Budweisers no mercado.

A variante americana da cerveja foi fabricada pela primeira vez em 1876, enquanto a tcheca data de 1895, diz o "FT".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios