Notícias

Nobel de Física italiano critica astrologia e antivax

O físico teórico italiano Giorgio Parisi, vencedor do Nobel de Física em 2021, criticou a difusão de tendências “anticientíficas” na sociedade, como astrologia, homeopatia e os movimentos contra vacinas.

A declaração foi dada durante a inauguração do ano acadêmico na Universidade La Sapienza, em Roma, onde Parisi é professor emérito. “Existem fortes tendências anticientíficas na sociedade atual, e o prestígio e a confiança na ciência estão diminuindo rapidamente”, alertou o físico.

Em seguida, ele disse que, ao lado de um “voraz consumismo tecnológico”, estão se “difundindo amplamente as práticas astrológicas, homeopáticas e anticientíficas”. “Basta ver o exemplo dos antivax”, acrescentou Parisi, em referência aos grupos que fazem protestos semanais na Itália contra o certificado sanitário anti-Covid do governo.

Segundo Parisi, é necessário aumentar a consciência na população sobre o que é a ciência para “afirmá-la como cultura”. “Temos o dever de promover uma cultura baseada nos fatos e impedir que se dissemine uma pseudociência. Não basta entender, encontrar o caminho, é preciso também saber comunicar”, disse.

O italiano conquistou o Nobel de Física em 2021 com o meteorologista japonês Syukuro Manabe e o oceanógrafo alemão Klaus Hasselmann. De acordo com a Real Academia de Ciências da Suécia, Parisi foi premiado por sua “descoberta da interação entre desordens e flutuações em sistemas físicos, de escalas atômicas até planetárias”.

Já Manabe e Hasselmann foram laureados por seus modelos para compreender e simular o clima na Terra e por seus trabalhos sobre como a atividade humana, em especial a emissão de dióxido de carbono (CO2), eleva a temperatura no planeta.

Recentemente, em audiência na Câmara dos Deputados da Itália, Parisi disse também que os governos não estão “à altura” da luta contra a crise climática.

“Já faz décadas que a ciência nos alertou que os comportamentos humanos estão colocando as bases para um aumento vertiginoso da temperatura no nosso planeta”, afirmou na ocasião.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios