Notícias

Nomeações na União Europeia são adiadas para o próximo dia 30 de agosto

Nada resolvido. O encontro entre líderes da União Europeia, em Bruxelas terminou sem acordo para a escolha dos nomes para os dois mais altos cargos depois da presidência da Comissão Europeia: o de Alto Representante para a política exterior e de Presidente do Conselho. A nova data para a votação é o dia 30 de agosto.

Após cinco horas de negociações, o adiamento da votação pode atrapalhar as intenções italianas de nomear Federica Mogherini para a diplomacia. "Em 57 anos, a Itália nunca colocou veto.

Mas, hoje sofreu", disse o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, ao sair da reunião. A chateação de Renzi se justifica: o nome de Mogherini sofre uma oposição muito grande por países da região dos Balcãs, que a consideram muito próxima à Rússia.

Segundo fontes próximas aos líderes da UE, o atraso se deveu pela "posição rígida" da Itália "focando muito no nome de Mogherini, mas "sem uma alternativa confiável". O presidente francês, François Hollande, confirmou "seu pleno apoio a candidata italiana" e ressaltou que para ministro das Relações Exteriores da UE será escolhida "uma mulher e uma socialista". Também a chanceler alemã, Angela Merkel, menos explicitamente, demonstrou apoio a candidata italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios