Notícias

PIB italiano deve cair 1,8% em 2013, diz ministro da economia

O ministro da economia da Itália, Fabrizio Saccomanni, afirmou que o Produto Interno Bruto do país deverá cair 1,8% em 2013, ratificando uma previsão feita na semana passada pela agência de classificação de risco Standard & Poor's. "Para 2012, se foram confirmadas as perspectivas de retomada da atividade econômica e levando em conta o impacto da Lei de Estabilidade, prevemos um crescimento de 1,1% no PIB", disse.

A Lei de Estabilidade é um projeto aprovado recentemente pelo Conselho dos Ministros, presidido pelo premier Enrico Letta, que tem como objetivo enfrentar a crise econômica italiana e iniciar um processo de recuperação. A iniciativa prevê medidas que totalizam 27,3 bilhões de euros (R$ 80,2 bilhões) para o triênio 2014-2016, sendo que somente no ano que vem os incentivos serão de 11,6 bilhões.

A maior parte deste montante (14,6 bilhões de euros) se refere a renúncias fiscais.

O restante será voltado a ações sociais, projetos de investimentos e compromissos internacionais, incluindo um pacote de 1 bilhão de euros para as prefeituras. O plano de estabilidade ainda inclui uma série de privatizações entre 2014 e 2016 para reduzir a dívida pública.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios