Catolicismo Romano

Nova série abordará renúncia de Bento XVI e crise do Vatileaks

O escândalo de vazamento de dados e informações sigilosas da Igreja Católica em 2011, que ficou conhecido como Vatileaks, e a renúncia do papa Bento XVI serão o pano de fundo de uma nova série televisiva de seis episódios.

Produzida pela produtora alemã Ufa Fiction, a série usará como base um dos livros do jornalista italiano Gianluigi Nuzzi, “Sua Santidade: As Cartas Secretas de Bento XVI”, publicado em 2012 e alvo de investigação do próprio Vaticano.

O autor já escreveu diversas obras sobre a Santa Sé e, no caso desse livro, foi quem recebeu as cópias de cartas pessoais entre Joseph Ratzinger e o arcebispo italiano Carlo Maria Viganó, membro do governo da Cidade do Vaticano, dadas pelo então mordomo do Papa, Paolo Gabriele. Nas cartas, percebia-se a insatisfação e as constantes discussões entre o então Pontífice e seu secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone.

O escândalo é apontado como um dos principais motivos da renúncia de Ratzinger.

“A renúncia de Bento XVI, única pela maneira que ocorreu, é um dos acontecimentos cruciais na milenar história da Igreja. As perguntas que esse gesto suscitou são numerosas e nós queremos colocar luz sobre as circunstâncias que levaram a esse evento extraordinário. Estamos entusiasmados em dizer que Gianluigi Nuzzi, o qual investiga escândalos no Vaticano há mais de 20 anos, será o Head Consultant da série”, destacou o diretor-geral e o produtor da Ufa, Markus Brunnemann.

Já o produtor da obra, Peter Weckert, disse que a “verdade deve vir à tona” e que junto a Nuzzi “nós entraremos nos círculos mais exclusivos e menos conhecidos da Santa Sé e da Cúria Romana”. “Será uma grande história sobre os segredos que circundam a traição da qual o papa Bento XVI foi vítima”, finaliza Weckert.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios