Notícias

Novo terremoto de magnitude 5,3 graus na escala Richter atinge o norte da Itália

Um terremoto de magnitude 5,3 atingiu a região norte da Itália nesta sexta-feira, informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor teve epicentro localizado a cerca de 35 km da cidade de Parma, mas também foi sentido em Gênova, Bolonha, Turim e Milão. Não há relatos de vítimas até o momento.

"A mesa começou a tremer, e primeiro pensei que fosse eu. Depois eu vi a água se movendo dentro da garrafa, mas não era tão forte. Quem estava no térreo não sentiu nada", disse Paolo Forlani, funcionário da universidade John Hopkins em Bolonha.

Ele relembrou os dois tremores que atingiram a região na quarta-feira (25).

"Enquanto o último de quarta-feira foi muito rápido, este durou mais tempo", disse.

A Trenitalia reportou diversas réplicas de menor intensidade e interrompeu brevemente os serviços entre Milão e Bolonha.

Os bombeiros relataram danos, mas de menor gravidade.

"Temos relatos de pedaços de fachada que caíram de prédios, mas nada particularmente sério até o momento. Nossas equipes estão de prontidão na região", disse um porta-voz dos bombeiros.

O último grande tremor a atingir a Itália ocorreu em 2009, na cidade de L'Áquila, matando cerca de 300 pessoas.

DOIS TREMORES

Dois tremores de baixa intensidade atingiram o norte da Itália na quarta-feira. O segundo ocorreu às 9h10 locais (6h10 em Brasília) e o primeiro às 0h54 (21h54 de terça-feira em Brasília), com magnitudes de 4,9 e 4,2, respectivamente, e epicentro em Reggio Emilia.

O primeiro tremor foi sentido na província de Verona, mas sem registro de feridos ou danos materiais.

O segundo foi sentido em todo o norte do país, com maior força nas cidades de Milão, Turim e Verona, mas também na região central da Toscana.

Em Milão, o terremoto de dez segundos foi percebido nos andares elevados dos prédios e inúmeros telefonemas foram feitos ao Corpo de Bombeiros com pedidos de informações.

O epicentro dos dois terremotos ocorreu na localidade de Reggio Emilia, considerada uma região sísmica baixa, na classificação do Instituto Italiano de Geofísica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios