Notícias

Fábio Botto Farhan:Ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, é encenada no Teatro Municipal de SP

Após a celebração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22, ocorrida em fevereiro, o Theatro Municipal de São Paulo volta suas atenções para uma ópera clássica de Giuseppe Verdi, “La Traviata”. A produção tem cenários realizados em São Paulo e figurinos, na Itália, ambos de autoria do italiano Ângelo Linzalata.

Originalmente, a obra, dividida em três atos, foi apresentada pela primeira vez no ano de 1853, no Teatro La Fenice, na cidade de Veneza, Itália. O libreto, assinado por Francesco Maria Piave, é baseado na história do livro “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho.

À frente da Orquestra Sinfônica Municipal, está seu regente titular e diretor artístico do Municipal, Abel Rocha. Além do Coral Lírico, a montagem terá três solistas diferentes se revezando nos papéis principais, o que garante um número maior de representações. A soprano russa Irina Dubrovskaya e as brasileiras Adriane Queiroz e Rosana Lamosa vivem a protagonista Violetta, cortesã que se apaixona pelo aristocrata Alfredo –interpretado pelo tenor italiano Roberto De Biasio e pelos brasileiros Marcello Vannucci e Fernando Portari– e se vê obrigada a renunciar ao romance a pedido do pai dele, Giorgio Germont, para não ferir a honra do rapaz.

A escolha causa sofrimento à Violetta, que se envolve com o Barão Douphol e mente a Alfredo, dizendo que não o ama mais. Os dois ficam separados durante algum tempo, mas voltam a se encontrar por iniciativa de Germont, arrependido de tê-los afastado.

Ao lado de “Rigoletto”, encenada ano passado no Municipal, e “Il Trovatore”, “La Traviata” compõe a trilogia verdiana, conjunto de óperas mais populares do compositor italiano, escritas sequencialmente, sendo “Rigoletto” a primeira delas, com estreia em 1851.

Ainda neste mês, o Theatro Municipal apresenta dois concertos da Orquestra Experimental de Repertório, recebendo como solistas convidados o violinista germano-brasileiro Nicolas Koeckert e o pianista Caio Pagano; e um recital do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Serviço: 'La Traviata'. Ópera de Giuseppe Verdi. Com a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Lírico. Regência e dir. musical: Abel Rocha. Dir. cênica: Daniele Abbado. Cenografia e figurinos: Angelo Linzalata. Regência do coro: Mário Zaccaro. 2h40. +10 anos. Theatro Municipal de São Paulo. Centro. Até 07 de abril. R$ 40 a R$ 100

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios