Variedades

O Pai do Tiramissù – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

Que a gastronomia italiana é uma das mais apreciadas no mundo, ninguém duvida. Aliás, a Rádio Italiana é muito efetiva em trazer para todos nós os sabores italianos, com receitas fantásticas.

Certamente esse prestígio vem pela pasta, com centenas de variações, pelos molhos, em especial pelo pomodoro, pelo basilico, pela pancetta, pela pizza e pelo vinho, de altíssima qualidade.

Mas a culinária italiana é mais que isso: risotto, carne, insalatta  e, quando se fala na sobremesa, a Itália traz doces maravilhosos. E, dentre os doces maravilhosos, está o Tiramissù.

Esse prato de biscoitos embebidos em café e revestidos de mascarpone e com cacau por cima é uma das iguarias mais famosas do mundo.

Pois bem, na última semana morreu Ado Campeol, conhecido como o “Pai do Tiramissù” pela imprensa italiana, aos 93 anos.

Ado era proprietário do restaurante “Le Beccherie di Treviso”, no norte da Itália, que em 1972 adicionou ao cardápio a sobremesa.

É certo que há disputas sobre essa “paternidade”, mas é amplamente aceita na Itália a versão de que o restaurante de Ado criou o Tiramissù e em 2010 a receita original foi depositada em ato notarial na “Academia Italiana da Cozinha”.

Salve Ado Campeol, salve a culinária italiana!

Arrivederci!

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador da Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios