Notícias

ONU aprova 1ª resolução para cessar-fogo imediato em Gaza; Itália celebra

O Conselho de Segurança da ONU aprovou pela primeira vez, uma resolução pedindo um cessar-fogo imediato na guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

O documento contou com 14 votos favoráveis e a abstenção dos Estados Unidos. O texto solicita “um cessar fogo imediato para o Ramadã, respeitado por todas as partes, que leve a um cessar-fogo duradouro e sustentável e à libertação imediata e incondicional de todos os reféns, bem como a garantia de acesso humanitário para atender às suas necessidades médicas e humanitárias”.

O Ramadã, mês sagrado do Islã, começou no último dia 10 de março. O uso do termo “duradouro” chegou a ser contestado pela Rússia, que propôs uma emenda para substituí-lo por “permanente”. O embaixador Vasily Nebenzya argumentou que a palavra “enfraquece o texto e deixa espaço para interpretações, permitindo a Israel retomar as operações militares a qualquer momento”.

Apesar de a ideia ter sido derrubada, a Rússia ainda assim votou a favor da resolução. A aprovação foi seguida de longos aplausos.

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse que a resolução criou esperança: “Certamente representa um primeiro positivo passo à frente. Espero que as tratativas para a liberação dos reféns ocorram rapidamente e que se possa olhar com mais otimismo a uma situação menos complicada, que leve progressivamente à paz”.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também aprovou a medida: “Na última semana, a União Europeia pediu unanimemente uma pausa humanitária imediata. É urgente que isso seja confirmado”.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios